segunda-feira, 30 de abril de 2012

"A soma dos dias", Isabel Allende

Título: A soma dos dias;
Autor: Isabel Allende;
Nº de páginas: 360;
Preço: 19,20€.











Resumo:

Entre a memória e a autobiografia, A Soma dos Dias começa quando a família de Isabel Allende se reúne para a triste cerimónia de espalhar as cinzas de Paula, protagonista de um dos mais famosos livros da autora…
Nas páginas deste livro, Isabel Allende narra com franqueza a história recente da sua vida e a da sua peculiar família na Califórnia, numa casa aberta, cheia de gente e de personagens literários, e protegida por um espírito: filhas perdidas, netos e livros que nascem, êxitos e sofrimento, uma viagem ao mundo dos vícios e outras a lugares remotos do mundo em busca de inspiração, juntamente com divórcios, encontros, amores, separações, crises matrimoniais e reconciliações. 
Também é uma história de amor entre um homem e uma mulher maduros, que ultrapassaram juntos muitos obstáculos sem perderem a paixão nem o humor, e de uma família moderna, desgarrada por conflitos e unida, apesar de tudo, pelo carinho e a decisão de continuar em frente. Esta é a família que descobrimos em Paula e que descende dos personagens de A Casa dos Espíritos.
Uma obra emotiva e escrita no tom irónico e apaixonado que caracteriza a autora, na qual nos entrega a soma dos seus dias como mulher e como escritora.


Opinião:

Uma das minhas autoras favoritas, quando peguei neste livro e vi que era uma autobiografia nem hesitei em compra-lo. E, como sempre, fiquei surpreendida pela positiva com a fluidez da escrita desta fantástica mulher. A história em si, apesar de ser a história da vida dela, podia muito bem ter sido criada de raiz, tão fantástica que é. Episódios circenses e reviravoltas que nos deixam boquiabertos pontilham uma espantosa narrativa.
Podemos acompanhar os vários episódios que originaram obras mundialmente conhecidas como Paula e A Casa dos Espíritos. Pessoalmente, chorei e ri com a família fascinante onde somos convidados a entrar. Não me alongarei mais porque, para dar a minha opinião completa teria que levantar a cortina sobre certos assuntos  em que a magia está em desvenda-los à medida que lemos. 
Assim, fica a minha recomendação. Não só para este maravilhoso livro, mas para toda a obra desta fenomenal autora e mulher. 

1 comentário:

  1. Ainda não li este, mas realmente despertaste-me a curiosidade!
    Obrigada :)

    ResponderEliminar