sábado, 28 de abril de 2012

"Onze minutos", Paulo Coelho


Título: Onze minutos;
Autor: Paulo Coelho;
Nº de páginas: 256;
Preço: 8€.













Resumo:

Paulo Coelho inspirou-se na vida de uma prostituta brasileira na Suíça para criar a personagem principal do livro, Maria, e assim falar sobre o lado sagrado do sexo. A Maria da ficção é nordestina e teve uma adolescência pontuada por frustrações no sertão. Ela decide economizar e realizar seu sonho de conhecer o Rio de Janeiro. Na praia de Copacabana ela conhece um empresário suíço que faz promessas de levá-la para a Europa e torná-la uma estrela. Maria acredita e se muda para a desconhecida Genebra tendo em mãos um contrato assinado. Se ela o tivesse lido com atenção, talvez tivesse percebido a armadilha a tempo - um trabalho semi-escravo de dançarina numa casa noturna. Em pouco tempo, ela acaba se tornando prostituta. 'Onze minutos' é um livro que fala de amor, essa palavra tão desgastada, maltratada em sua essência pelos atos humanos cotidianos. É um livro que fala da intensa relação entre corpo e alma, e como atingir a perfeita união e o sentimento duradouro, assim como de sonhos e prostituição.

Opinião:

Até hoje, não há um livro deste autor que não me tenha tocado de alguma maneira. A forma como discorre acerca de todas as temáticas sob as quais se debruça é fenomenal e reflexiva, ao ponto de nos fazer a nós reflectir também. Pois, este livro não foi excepção.
Para além de retratar uma história verídica, aborda um tema super interessante e pouco explorado, pelo menos nesta perspectiva, na literatura. Isto é, a forma como diferente como aborda o tema do sexo e das prostitutas torna esta obra deliciosa e refrescante. O facto de incluir as páginas do diário de Maria não só nos aproxima mais da personagem, uma vez que nos dá a sua perspectiva dos acontecimentos, como completa a narrativa. Contudo, por vezes, quebra o ritmo da história em si. Além do mais, representam uma forma de reflectir sobre as situações que vão ocorrendo, permitindo que o leitor adopte um posicionamento crítico face às escolhas de Maria.
Todo o romance e a história de amor que rodeiam a personagem principal não são propriamente comuns, mas, pessoalmente, gostei especialmente do fim, dado que, contrariando todo o desenvolvimento do livro é bastante romântico e fez com que gostasse ainda mais da obra, considerando o pessimismo com que o tema do Amor é abordado na mesma.

4 comentários:

  1. P.S. O computador do Hotel nao faz acentuaçao das palavras.

    Gostei deste livro mas aconselho que leias deste escritor "Veronika decide morrer", para mim e para alguns aqui na blogosfera e dos melhores livros se nao o melhor de Paulo Coelho. Acredita que nao te vais arrepender.
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  2. Também já li esse, mas como foi muito antes de criar o blog não o inseri aqui.. Não o considero o melhor dele, adorei "Nas margens do rio Piedra eu sentei e chorei". Relativamente ao "11 Minutos", sim, não e dos meus favoritos de Paulo Coelho, até porque não tem tão presente aquela veia tão espiritual e religiosa típica dele.

    Bjinhos||**

    ResponderEliminar
  3. O 1º livro que li de Paulo Coelho foi "Nas margens do rio Piedra eu sentei e chorei", e gostei muito, quando mais tarde fui a Lourdes, muito me lembrei do livro.
    Mas sem duvida do que mais gostei foi "Veronika decide morrer". O Onze minutos foi o ultimo que li de Paulo Coelho na altura do seu lançamento e lembro-me que não gostei muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curioso, o primeiro que ll dele também foi esse!=)Também não desgostei do Veronike decide morrer. Quanto a este, é um pouco diferente do que estava habituada de Paulo Coelho, mas não desgostei, de todo!=)

      Eliminar