sábado, 28 de abril de 2012

"Vai aonde te leva o coração", Susanna Tamaro



Título: Vai aonde te leva o coração;
Autor: Susanna Tamaro;
Nº de páginas: 120;
Preço: 10,70€.
















Resumo:

Este livro retrata um conjunto de cartas, escritas por uma avó com uma história de vida atribulada e rica. Nessas cartas, três gerações encontram - se e as dúvidas são dissipadas, à medida que os acontecimentos que levaram à situação actual são narrados.

Opinião:

Antes de mais, gostaria de dizer que, talvez devido às expectativas irrealistas que por vezes fazemos dos livros, fiquei um pouquinho desiludida com este. A capa sugeriu - me uma história de amor, possivelmente trágica, com muitas escolhas complicadas à mistura. Em vez disso, temos uma colectânea de cartas que narram a vida da personagem mais velha e que, por vezes, se perde em divagações, na minha opinião, um pouco morosas demais e que distraem da história em si. 
Contudo, o meu lado de romântica incurável leva - me a ver bastantes pontos positivos, também. A narrativa está bem construída e o modo de carta são algo diferente e agradável, quando queremos variar. Tomamos conhecimento de toda a história da avó que, ao ter vivido num tempo diferente, nos dá outra perspectiva do que realmente acontecia na burguesia da altura. Esta é uma personagem que, no fim, sentimos que conhecemos relativamente bem. No entanto, tanto a filha como a neta, exceptuando alguns pormenores espalhados ao longo da narrativa, não chegamos a conhecer de todo. Sabemos que a filha morreu e que a neta partiu para a América e que ambas, como a avó, tinham bastantes questões dentro de si que, juntamente com outros acontecimentos, levaram a inúmeros conflitos e vidas com demasiadas encruzilhadas. 
Apesar da editora de renome, a obra apresenta alguns erros ortográficos, mas não são suficientes para perder a vontade de continuar ou para irritar. 
Em conclusão, mais um livro leve, ideal para se ler entre aulas ou num café mais movimentado.

5 comentários:

  1. Bom ja li este livro a mais de 10 anos, quase de certeza, e como tal nao me recordo nada da historia, contudo lembro-me que adorei quando o li, tenho que o ler novamente, pois existem livros que valem apena reler.
    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  2. Tenho este livro na minha estante...ainda não o li, mas tenho de fazê-lo xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!?=

      é, este livro é um clássico cuja história me agradou muito!=)

      Bjinhos e boas leituras!**

      Eliminar
  3. já o li á cerca de 15 anos e na altura que adorei,e lembro-me que na altura também o escolhi pela capa! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá e sê bem-vindo/a!=)

      Sim, a capa é linda e a história fantástica!=)

      Bjinhos!**

      Eliminar