sábado, 28 de abril de 2012

"A viela da duquesa", Sveva Casati Modignani



Título: A viela da duquesa;
Autor: Sveva Casati Mognani;
Nº de páginas: 536;
Preço: 14,95€.











Resumo

Nápoles, 1910. Numa das muitas casas pobres da Viela da Duquesa, onde Rosa Avigliano vive com a sua numerosa família, surge de repente uma jovem mulher elegantemente vestida: ela quer que Rosa lhe prepare um feitiço para conquistar o amor do marido. Teresa, a mais velha das crianças Avigliano, fica boquiaberta perante tão extraordinária aparição. Imaginativa e sonhadora, ela gostaria de poder transpor os limites daquelas vielas sem ar e sem luz, onde viu morrer de miséria, de doença e de fome amigos, vizinhos e até um irmão mais novo. Aquela visitante misteriosa encarna aos seus olhos de rapariga tudo aquilo que até ali lhe foi vedado. Mas a bonita desconhecida não é tão feliz como Teresa imagina: a condessa Josepha Paravicini abandonara há alguns meses o seu castelo no Tirol, terra então austríaca, para casar com o príncipe Enrico Castiglia e se mudar para Nápoles, renunciando aos costumes, às pessoas que amava, às paisagens, aos aromas e à sua língua de infância. Tudo isto para vir a descobrir que o marido nunca a amara. Com o destino por cúmplice, nasce entre a princesa e a rapariga do povo uma ligação que as irá manter unidas durante toda a vida. Ambas atravessam o século que há pouco terminou, sofrem duas guerras mundiais, vivem os dramas da ditadura fascista e os tempos difíceis da reconstrução, empenhando-se na luta pelas reivindicações sociais e pela conquista do direito das mulheres à dignidade.

Narrando as histórias pessoais destas personagens, marcadas por tragédias e paixões, Sveva Casati Modignani percorre todo o século XX num romance que exprime os pontos de vista dos humildes e dos poderosos. Este entretecer de vidas privadas e grandes eventos, propicia aos leitores páginas intensas que reconstituem com realismo o espírito de uma época e exaltam a força dos sentimentos e dos ideais. 


Opinião:

Li este livro por instinto, visto que já há algum tempo queria experimentar Sveva e não fiquei nem um pouquinho desiludida! A narrativa é deliciosa, as personagens maravilhosamente trabalhadas e todo o ambiente descrito de uma forma sublime. Já há algum tempo que os livros que lia me pareciam sempre muito supérfluos, no que se refere às personagens e acabava de os ler sempre com a sensação de que não chego a conhecer as personagens. Neste, é exactamente o oposto, é daqueles livros em que, lemos a última linha, fechamos o livro, inspiramos fundo e sentimo - nos completos. O meu primeiro pensamento quando acabei de ler este livro foi: "Finalmente, um livro em que me senti completa". 
Em relação à história, adorei a personagem de Teresella (ou Teresa). Na minha opinião, Sveva conseguiu mesmo capturar a essência da força de uma mulher que tem que aprender a sobreviver a todo o sofrimento que é atirado contra ela e que vinga na vida, nunca deixando os seus ideais de lado. 
Esta foi uma leitura mais pesada do que as últimas, mas, sem dúvida, uma das melhores que já li até hoje. Recomendo vivamente e estou ansiosa por ler mais obras desta autora.

4 comentários:

  1. Olá
    Este foi o melhor romance histórico que li até hoje, sendo também o responsável pela minha paixão dos romances históricos. Adoro a escritora e já li vários dela.
    Bjs
    Boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi!=)

      Também adoro a escritora, tanto que tenho a maioria dos livros dela cá em casa para ler.. Fora os que já li! E gosto imenso das protagonistas que ela cria..=p

      Bjinhos e boas leituras!**

      Eliminar
    2. P.S. O computador do Hotel nao faz acentuaçao das palavras.

      Ola
      Agora e que reparei que es de Gaia eu sou de Vila do Conde, se quiseres algum livro que eu possa ter repetido podemos fazer trocas, se tiveres interessada, claro.
      atmosferadoslivros@hotmail.com
      Beijocas e boas leituras;)

      Eliminar
    3. Oi!

      Sim, claro que sim!=) De acordo com o meu noivo trato melhor os livros do que o trato a ele, por isso, em caso de empréstimos, não há problemas!=) Se estiveres interessada em algum também posso ver se tenho!=)

      Bjinhos!!**

      Eliminar