quarta-feira, 19 de setembro de 2012

"O Espelho Negro", Juliet Marillier

Título: O Espelho Negro;

Autor: Juliet Marillier;

Colecção: As Crónicas de Bridei - Volume I;

Nº de páginas: 664:

Preço: 12€.





Sinopse

Escócia, século VI. 
Bridei tem quatro anos quando os seus pais o confiam a Broichan, um poderoso druida do reino de Fortriu, com quem aprenderá a ser um homem erudito, um estratega e um guerreiro. Bridei desconhece que a sua formação obedece ao desígnio de um concelho secreto de anciãos e que está destinado a desempenhar um papel fundamental no destino do instável reino de Fortriu.
Porém. Algo irá mudar para sempre o seu mundo e, provavelmente, arrasar os planos de Broichan: Bridei encontra uma criança, ao que tudo indica abandonada pelos Boas-Gente. Todos concordam que o melhor será assassiná-la, mas Bridei decide salvá-la a todo o custo. E assim, ambos crescem juntos, e a bebé Tuala transforma-se numa bela mulher. 
Contudo, Broichan presente o perigo que ela representa, pois a jovem poderá vir a ter um papel importante no futuro de Bridei… ou causar a sua perdição.

Opinião

Antes de mais, peço desculpa pelo tempo que levei a ler este livro. Não contava ter tão pouco tempo... Agora, em relação à minha opinião propriamente dita:
Maravilhoso! Como sempre, Marillier não nos deixa ficar mal em nenhum aspecto. Consegue juntar, numa única obra, fantasia, política, estratégia, intriga, mistério, romance e mais ingredientes que agradam a todo o tipo de público. Com uma mestria única e tão característica desta autora, somos transportados para um mundo em mudança, onde planos a longo prazo são traçado ainda antes de os protagonistas nascerem, onde amizades e amores são testados até ao limite do insuportável e onde os sentimentos mais puros e leais prevalecem. 
Tal como aconteceu com as obras anteriores que li desta autora ("O Filho de Thor" e "A Máscara da Raposa"), quase me dava um ataque de ansiedade ao folhear as páginas. Entramos de tal forma na narrativa que nos tornamos, também, parte de Fortriu e quase temos direito a votar de tão intensa é essa sensação. 
Personagens divinamente construídos e aprofundados, descrições maravilhosamente estruturadas e intrigas que nos melindram a mente. Tem todos os elementos que eu adoro num livro, desde a empatia automática que sentimentos pelas personagens, até aos pormenores que, ao início, nos parecem relevantes e, mais à frente, se tornam cruciais para a história!
Tuala é uma rapariga excepcional, muito fácil de empatizar e por quem nos vemos a torcer, a certa altura da história, com todas as nossas forças e a odiar outras personagens devido ao que lhe fazem. Bridei é um rapaz muito inteligente e perspicaz e com quem é, da mesma forma que com Tuala, muitíssimo fácil simpatizar. Ambos nos são apresentados desde crianças de tenra idade (Tuala como um bebé) e é-nos dado a conhecer o seu percurso e a sua evolução o que contribui para uma construção riquíssima da história de cada um. Apesar de não conhecermos as outras personagens desde tão pequenos, estão igualmente bem construídas e formadas o que, para mim, pelo menos, é essencial tanto num bom livro como num tão complexo como este.
O único ponto negativo a apontar é apenas um detalhe na edição: por vezes, em vez de aparecer Tuala, aparecem coisas estranhas, como Tainiri ou coisas do género (na minha apareceu duas vezes). De resto, nem um ponto negativo para esta maravilhosa obra que, como sempre, esteve bem à medida das minhas expectativas para ela. 
Não recomendo como leitura ligeira, é uma trama à qual temos que estar completamente atentos, de forma a não deixarmos escapar um único pormenor que pode vir a mudar todo o curso da história. Por outro lado, é daqueles livros em que pomos os lábios a sangrar de tantos os mordermos e em que os músculos das pernas se retesam por quererem acompanhar as várias personagens. Adorei!

"Se estivesse quieta e abrisse os ouvidos do espírito, com o tempo, começaria a murmurar-lhe as suas histórias."

Sem comentários:

Enviar um comentário