sábado, 6 de outubro de 2012

"E Depois...", Guillaume Musso


Título: E Depois...;


Autor: G. Musso;

Nº de páginas: 304;

Preço: 7€.




Sinopse:

E se alguém lhe dissesse que ia morrer?

Nova Iorque, terraço do Empire State Building, 23: 
"- Nathan, repara no rapaz do anoraque laranja. 
- Caramba, Garrett, porque é que devo olhar para ele? 
- Porque ele vai morrer. 
Em menos de um minuto, o adolescente dá um tiro na cabeça".

É assim que Nathan Del Amico, um brilhante advogado nova-iorquino, descobre o estranho dom de Garrett Goodrich. Quem é Garrett Goodrich? Um reputado cancerologista, director de um importante centro de cuidados paliativos. Não parece ser um iluminado, mas diz-se capaz de prever a morte. Diz ter "uma missão": acompanhar aqueles que vão morrer até às fronteiras do outro mundo, para que deixem a vida em paz consigo mesmos. Perturbado, Nathan compreende que Garrett entrou em contacto com ele para o preparar a morrer. Numa corrida contra o tempo, Nathan tenta reparar os seus erros passados. Mas será que podemos, no espaço de alguns dias, reconstruir toda uma vida? Guillaume Musso apresenta-nos um romance denso, mágico, envolvente, que aborda temas graves com uma leveza surpreendente. Verdadeiro hino à vida, é ainda uma formidável história de amor entre um homem preso no turbilhão da ascensão social, a mulher que ele quer reconquistar e uma filha por quem tem de viver a vida dela forma mais intensa possível.

Opinião:

Esta história está verdadeiramente deliciosa e as personagens bem construídas. Rapidamente empatizamos com Nathan Del Amico, um homem de ascendência pobre que sobe na escada social e se torna um prestigiado e rico advogado. Contudo, essa subida custou-lhe a mulher de quem se divorciou, mas que ainda ama, e a filha que não vê tanto quanto gostaria. Pouco depois, é-nos introduzida a personagem Garret Goodrich, que vem lançar o caos na vida (supostamente) organizada de Nathan. Neste ponto, este livro faz-me lembrar do "Salva-me", no sentido em que uma personagem se interpõe no caminho de outra para o guiar em relação a algo mais profundo que ele próprio e que vai levar à descoberta de sentimentos e sensações novas. 
Candice e a relação de apego que cria com Nathan é deliciosa. 
Os flashbacks são usados com mestria, permitindo-nos conhecer melhor todas as personagens, desde Nathan a Mallory. Aquando da descoberta do seu passado e de quem é Goodrich e do que se espera de Nathan, todas as pausas são bastante bem empregues e a acção desenrola-se a um ritmo de excelência, não se tornando nem demasiado rápida nem demasiado lenta. Basicamente, sentimo-nos dentro da história à medida que este vai descobrindo todo um mundo novo de seres que nem sonhava existirem. 
E mais não digo para não estragar a história, apenas que Musso não fica em nada aquém do esperado nesta maravilhosa história.

2 comentários:

  1. Olá Ghost Reader,
    Gosto muito de ler as tuas opiniões, apresentas sempre livros novos e interessantes. Não conhecia este autor, mas pareceu-me bem interessante.
    Beijinhos e boas leituras**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!!=D

      Obrigada pelo elogio, também adoro ler as tuas!=D
      Este autor foi uma surpresa agradável e estou a adorar! Tem uma escrita muito madura e apesar de abordar temáticas complicadas, os livros são muito leves!=) Recomendo, até porque a Bertrand tem grande parte deles em forma de livro de bolso, o que é ideal para o orçamento!=p

      Bjinhos e boas leituras!**

      Eliminar