domingo, 4 de novembro de 2012

"A Essência da Lâmina", Filipe Faria


Título: A Essência da Lâmina;

Autor: Filipe Faria;

Colecção: Crónicas de Allarya - Vol. IV;

Nº de páginas: 480;

Preço: 15€.








Sinopse:

Pearnon, o Escriba, continua a contar a história de um mundo que um dia foi seu, ao longo de incontáveis e conturbadas Eras desde a sua criação. No livro anterior, a dolorosa e sangrenta demanda que levou Aewyre Thoryn e os seus companheiros através de Allaryia, saldou-se numa pesada derrota, apesar de terem conseguido escorraçar os exércitos de Asmodeon, pois O Flagelo regressou das sombras. Agora que o pai de Aewyre morreu para salvar o próprio filho, este parte para a Cidadela da Lâmina, um inquietante local de segredos ocultos. O jovem príncipe terá de aprender a dominar a Essência da Lâmina, uma poderosa energia marcial, que partilha com Kror. Este é o quarto volume das Crónicas de Allaryia, de Filipe Faria, um jovem e promissor pioneiro da high fantasyportuguesa.

Opinião:

Adorei, talvez mais do que aos outros! Este livro é uma espécie de transição da "introdução", composta pelos 3 primeiros livros, e a "conclusão", ou seja, depois do (re)surgimento d' O Flagelo e deste dar início aos seus planos para conquistar toda Allarya. 
Mais uma vez, aqui a história dos vários personagens é-nos apresentada em cada capítulo, de forma separada, dado que todos seguiram caminhos diferentes. 

Quenestil e Slayra continuam a ser, sem dúvida, os meus personagens favoritos. Apesar de todas as discussões que têm e mal - entendidos, continuo a adorar a relação e as personalidades dos dois. 
Finalmente, alguma evolução na relação de Lhiannah e Aewyre! Mal posso esperar por ver mais no próximo volume! Relativamente a este, penso que, tendo em conta o ponto em que este ficou, ainda vai ter muito que desenvolver antes da acção propriamente dita. 
Começa-se a notar um maior desenvolvimento a nível politico, iniciado no volume anterior, quando os companheiros se vêem em apuros em Alyun. 
Algumas surpresas, tanto agradáveis como desagradáveis, como a derradeira confirmação da morte de Babaki e o renascimento de Tanath que vai levantar algumas dúvidas entre Slayra e Quenestil. 
Bem, para não desvendar mais do que devo, quero só acrescentar que é uma saga de que estou a gostar imenso, facilmente comparável a Eragon e que me está a mostrar um mundo novo cada vez mais complexo!


8 comentários:

  1. Nunca li nada do Filipe Faria :P
    Acho que este Natal em Portugal tenho de comprar um :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro! E ao ser um autor português nem hesito!=p
      Aconselho vivamente!!

      Bjinhos e boas leituras!**

      Eliminar
  2. Olá Ghost
    Nunca li nada deste escritor, não sei se faz muito o meu estilo, mas quem sabe um dia;)
    Beijocas e boas leituras;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!=)

      Pois, estou a ver que não é muito conhecido, mas é um excelente escritor e eu estou a adorar a saga!=)Se gostas de mundos alternativos e de um grupo de personagens totalmente inesperado, é definitivamente o teu género! E tem uma coisa que eu adoro, tem uma atenção imensa aos pormenores práticos, da vida real, que normalmente não vemos nos livros!=p

      Bjinhos e boas leituras!**

      Eliminar
    2. Gosto sim, tenho que ler qual é o primeiro que me aconselhas?

      Eliminar
    3. O primeiro da saga é "A Manopla de Karasthan", a minha opinião está aqui no blog. Mal comeces a entrar no mundo, não vais querer outra coisa!=)

      Eliminar
  3. Olá Ghost Reader,
    Tenho um defeito enorme quase nunca leio nenhum autor português :(
    Agora vendo a tua opinião acerca deste livro até dá vontade de começar a quebrar este defeito :)
    Beijinhos e boas leituras**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!=D

      Sim, estes livros são excelentes, ainda mais por serem de quem são! É um autor que admiro muito, super acessível e sempre atento aos fãs!=)

      Bjinhos e boas leituras!**

      Eliminar