quinta-feira, 29 de novembro de 2012

"Catarina de Bragança", Isabel Stilwell

 
Título: Catarina de Bragança - Princesa de Portugal e Rainha de Inglaterra;

Autor: Isabel Stilwell;

Nº de páginas: 644;

Preço: 23€.



Sinopse:

Com 23 anos a infanta Catarina de Bragança, filha de D. Luísa de Gusmão e de D. João IV, deixou para trás tudo o que lhe era querido e próximo para navegar rumo a uma vida nova. No coração um misto de tristeza e alegria. Saudade da sua Lisboa, de Vila Viçosa, do cheiro a laranjas, dos seus irmãos que já haviam partido deste mundo e dos que ficavam em Portugal a lutar pelo poder. Mas os seus olhos escuros deixavam perceber o entusiasmo pelo casamento com o homem dos seus sonhos, Charles de Inglaterra, um príncipe encantado que Catarina amava perdidamente ainda antes de conhecê-lo. Por ele sofreu num país do qual desconhecia a língua, os costumes e onde a sua religião era condenada. Assistiu às infidelidades do marido, ao nascimento dos seus filhos bastardos enquanto o seu ventre permanecia liso e seco, incapaz de gerar o tão desejado herdeiro. Catarina não foi capaz de cumprir o único objectivo que como mulher e rainha lhe era exigido. «Se ao menos não o amasse tanto!», pensava nas noites mais longas e tristes... Ao longo destas páginas apaixonamo-nos, sofremos, rimos e choramos.

Resumo:

Uma palavra: adorei! 
Gosto de acreditar que Catarina de Bragança, nascida filha de um duque e feita infanta de Portugal, para depois assumir o papel de Rainha de Inglaterra, foi mesmo como a escritora a descreve. Forte, delicada e com uma graça, perspicácia e inteligência que a tornam um autêntico modelo a seguir!
A nível de pormenores da época, achei deliciosos todos os pormenores que constituem o livro, desde as descrições dos quartos, às roupas e às introgas na corte. 
A escrita de Isabel é fluida e transporta-nos até a um século passado, longe no tempo, onde Portugal ainda lutava pela independência de Castela. 
Catarina, apesar de ter visto muitos dos seus sonhos e esperanças afogados no rio Tamisa, mudou a vida de um homem que todos pensavam estar irremediavelmente condenado e espalhou a sua generosidade e bondade num reino onde apenas a cobiça e as linguas viperinas eram comuns no dia-a-dia.
Aconselho vivamente este livro, especialmente para alguém que, mesmo que não goste de romances históricos, porque facilmente nos abstraímos dessa vertente tal é a intensidade com que vivemos os dramas desta grande mulher, pricura uma verdadeira inspiração feminina.
Para finalizar, gostaria de dar ênfase à última frase do resumo do livro, porque se torna verdade. É um daqueles livros que deixa um vazio quando o viramos a última página e constatamos que chegamos ao fim.

6 comentários:

  1. Olá Ghost,
    Tenho este livro cá em casa mas ainda não tive coragem de pegar nele, gostei muito do teu resumo.
    Certamente vou ler em breve, apesar que comecei agora a ler a trilogia Millennium. Mas vai para a lista dos próximos...
    Beijocas e boas leituras;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola!=)

      Essa trilogia deve ser excelente, também estou a pensar le-la!=)
      Sou sincera, nunca pensei que fosse gostar tanto deste livro, mas a verdade é que gostei e recomendo!=p

      Bjinhos e boas leituras!**

      Eliminar
  2. Olá Ghost Reader,
    sempre tive curiosidade em ler algum romance histórico e ainda não tive coragem :D
    Beijinhos e boas leituras**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi!
      Antes de mais: uau, há quanto tempo!!xD
      Eheh, sim, eu também nunca fui de ler muito, mas gostei tanto deste que acho que vou planear um desafio para 2013 sobre rainhas!=p

      Bjinhos e boas leituras!**

      Eliminar
    2. Olá!
      Também já tinha saudades... :D Tenho de aprender a gerir melhor o meu tempo!
      Acho k tb vou seguir o teu exemplo!
      Beijinhos e boas leituras**

      Eliminar
    3. Sim, é que para dizer verdade, fazes falta aqui=)
      Bem, era excelente se entrasses no desafio também!=D

      Bjinhos e boas leituras!**

      Eliminar