sábado, 8 de dezembro de 2012

"A Espada de Fortriu", Juliet Marillier

Título: A Espada de Fortriu;

Autor: Juliet Marillier;

Colecção: As Crónicas de Bridei -- Livro II;

Nº de páginas:570;

Preço: 7,20€.



Resumo:

Depois de O Espelho Negro, chega-nos o segundo livro das crónicas de Bridei.
Inspirado numa poderosa figura histórica, contemporânea do célebre Rei Artur, Bridei é uma imagem de liderança e de carisma, a resposta de Marillier à pergunta: o que é preciso para ser um líder poderoso e carismático?
A Espada de Fortriu cobre os primeiros seis anos do reinado de Bridei como rei de Fortriu.
O reino de Fortriu gozou de cinco anos de paz desde que Bridei chegou ao trono. Agora, o rei prepara-se para uma guerra há muito esperada que, segundo pensa, banirá para sempre do Ocidente os invasores Galeses. A princesa Ana, refém de Fortriu desde a sua infância, é enviada para Norte, para se casar, estrategicamente, com um líder que nunca viu, e com isso ganhar um aliado no qual se baseia a vitória de Bridei. A sua escolta é conduzida por um homem que ela despreza: o enigmático Faolan, assassino e espião de Bridei.
A expedição é infortunada e, quando Ana chega junto do líder a quem fora prometida, numa fortaleza perdida nos Bosques de Briar, ela não se sente à vontade. Trata-se de um lugar cheio de segredos. Quando Ana descobre um prisioneiro mantido na mais austera reclusão, é confrontada com uma conspiração de silêncios. Entretanto, Faolan percorre um delicado caminho entre a lealdade e a traição.
As forças de Bridei marcham para o campo de batalha. Mas aos que ficam para trás é revelado que o seu rei marcha em direcção à derrota e, mais do que isso, o espera a morte certa. Só um mensageiro é capaz de o alcançar a tempo, mas chamá-lo porá em perigo o que é mais querido para Ana.

Opinião:

Antes de mais, gostava de reforçar o que já antes disse: quando me cruzei com Marillier por acidente, nunca pensei que ela fosse uma autora tão boa no que toca a misturar o fantástico com o histórico.
Neste livro, nota-se perfeitamente as duas vias: a romântica e a "política", o que é óptimo para diversificar os leitores, porque tanto apela ao género feminino como ao masculino.
Relativamente à história em si, adorei! Talvez mais que o primeiro. A personagem de Faolan é irresistível, apaixonei-me totalmente por ele. Confesso que me custou, no fim, mas tenho muita confiança de que o terceiro e último livro destas crónicas me vai trazer uma boa surpresa no que toca a este personagem! Até porque, conhecendo a escrita desta autora, sabemos que ela nunca deixa nada por resolver.
Adoro Ana e Drustan! No início fiquei na dúvida que rumo iriam tomar estas duas personagens, mas acho que tiveram um bom final.
No que se refere à trama política, estratégia bélica e movimentação de tropas, os pormenores estão, como sempre, espectaculares. Marillier consegue descrever uma guerra inteira e fazer-nos vive-la sem que se torne massadora ao extremo com os pormenores.
Em resumo, adorei este livro, estou mortinha por pegar no próximo onde estou certa de que Faolan encontrará o amor!=)

8 comentários:

  1. Eu nunca li nada dela… vá-se lá saber porquê!
    Talvez com este post a curiosidade se curiosidade fique maior :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu aconselho vivamente! É exímia no fantástico e em criar personagens complexos e tramas viciantes!=D

      Eliminar
  2. Olá Ghost Reader,
    Gostei da tua opinião acerca deste livro. :D Não conhecia esta autora, nem o livro, no entanto lendo o que escreveste fiquei com curiosidade.
    Se tem fantástico eu gosto! É uma trilogia?
    Beijinhos e boas leituras**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!!=D

      Sim, é uma trilogia e é tão boa que consigo ler dois seguintes e manter-me igual ou mais interessada! Os personagens são fantásticos, cativantes e a história é viciante!
      Sim, Marillier consegue misturar realidade com ficção de uma forma que eu nunca li. O povo Pritenni existiu mesmo e muitas das personagens também, mas são retratads de uma forma que parece terem saído da cabeça da autora directas para o papel!=)
      Aconselho vivamente!!

      Bjinhos e boas leituras!**

      Eliminar
    2. Vou seguir o teu conselho e para o próximo ano vou ler essa trilogia!
      Beijinhos e boas leituras**

      Eliminar
    3. Eheh, acho que vais gostar!=)

      Bjinhos e boas leituras!**

      Eliminar
  3. Olá!
    Estou neste momento a ler este livro. Estou a gostar...mas apesar de tudo está a decepcionar-me um bocadinho. Li A Filha da Floresta quando tinha 13/14 anos e na altura esta escritora estava para mim num pedestal. Entretanto já li tanta coisa que a sua escrita já não me surpreende...a verdade é que vamos ganhando uma maturidade diferente e vemos alguns escritores com outros olhos.
    Apesar de tudo a Juliet cria sempre excelentes personagens, que interagem numa história muito bem construída. Ainda bem que gostaste :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi!!=DD

      Eu conheci-a totalmente por acaso quando comprei "A Mascara da Raposa" que (claro que tinha que ser assim, senao nem era eu!xD) é a continuação do "Filho de Thor", não há muito tempo.
      Eu gosto muito dela, adoro os personagens e as tramas que ela cria. Dispensava a politiquice toda que ela mistura, mas fora isso, para mim continua num pedestal!xD

      Bjinhos e boas leituras!**

      Eliminar