sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

"A Filha da Floresta", Juliet Marilier

Título: A Filha da Floresta;

Autor: Juliet Marillier;

Colecção: Trilogia de Sevenwaters - Livro I;

Nº de Páginas: 448;

PVP: 18, 95€.



Sinopse:

Passada no crepúsculo celta da velha Irlanda, quando o mito era Lei e a magia uma força da natureza, esta é a história de Sorcha, a sétima filha de um sétimo filho, e dos seus seis irmãos.

O domínio Sevenwaters é um lugar remoto, estranho, guardado e preservado por homens silenciosos e Criaturas Encantadas que deslizam pelos bosques vestidos de cinzento e mantêm as armas afiadas. O maior perigo para este idílio vem de dentro: Lady Oonagh, uma feiticeira, que casou com o pai de Sorcha, senhor de Sevenwaters. Frustrada por conseguir encantar todos menos a enteada, Oonagh lança um poderoso feitiço sobre os irmãos da rapariga, que só Sorcha poderá conseguir quebrar. Porém, a meio da pesada tarefa de libertar os irmãos, Sorcha é raptada por um grupo de salteadores, e ver-se-á dividida entre o dever de salvar a vida dos irmãos e um amor cada vez maior, proibido, pelo senhor da guerra que a capturou.


Opinião:

Sabem aqueles livros que nos fazem contorcer todos porque não conseguimos ler tão depressa quanto queríamos e agarramos as folhas com tanta força que quase as arrancamos da capa? Pois bem, este é um desses livros... Tenho perfeita noção de que devia parecer uma verdadeira maníaca á beira da loucura, de olhos esbugalhados a dardejarem de um lado para o outro e as páginas a voarem diante dos meus olhos! (eu sei, é uma imagem assustadora, mas tenho quase a certeza de que é a mais fiel à realidade!)
Ora bem, em relação à história, tenho a dizer, sem que seja preciso acrescentar muito mais: é Juliet Marillier!
Quem já leu alguma coisa dela, de certeza percebe perfeitamente o que quero dizer. Quem ainda não leu nada dela, que se apresse a faze-lo porque está a perder obras de grande qualidade.
Contudo, tenho duas coisas a apontar, que não são necessariamente más, até porque, mesmo assim, eu não larguei o livro.
Em primeiro lugar, senti que a história só começava verdadeiramente a partir de mais de meio do livro. Isto porque a acção se passa de forma um pouco lenta até essa parte, para depois nos precipitar num redemoinho de revelações e reviravoltas que até nos arrebatam os pés do chão. Mas é deliciosa, essa sensação de arrebatamento. Mas penso que isso é uma característica da autora.
Em segundo, penso que se nota bastante bem que estas são umas das primeiras obras da autora. Eu, pelo menos, noto um amadurecimento muito grande deste livro para as trilogias seguintes. 
Fora isso, apaixonei-me por Red e por Sorcha, percebo porque gostam tanto dela. Já percebi a metáfora dos cisnes!!
Gostava de ver um aprofundamento maior na relação de Sorcha e de Red. Não senti o crescer daquela relação que levou Red a percorrer todo um oceano atrás dela. Mas adorei de qualquer das formas derreter-me com eles os dois e dos seus momentos juntos!
Agora só vou poder pegar no próximo em Março...................................................
De qualquer das formas, muito obrigada à Kel, por me ter emprestado esta fantástica obra!

14 comentários:

  1. Oh, não era preciso agradeceres aqui no teu comentário :)
    Mas os próximos volumes chegarão em Março..vai te contorcendo....
    Mas espero bem que não tenhas rasgado nenhuma página no teu momento de loucura maníaca :p (estou a brincar contigo..)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que era! Considerando que não me conheces de lado nenhum, foi um grande acto de fé, emprestares-me um livro assim!!
      Ahah, juro que não! Eu até ia acrescentar que não fiz isso porque o livro não era meu, mas pelos visto esqueci-me...xD Tratei-o muito bem, até viajou muito bem na minha bolsa especial para livros!=)

      Bjinhos e boas leituras!**

      Eliminar
    2. Bolsa especial para livros?? Mas afinal o que é isso? :p

      Eliminar
    3. É uma bolsinha em plástico que mantém o livro direitinho dentro da carteira, sem dobrar as pontas e sem o marcar. Eu ando com os livros para todo o lado, quase literalmente, tenho que os proteger!xD

      Eliminar
  2. Olá Ghost,

    Li praticamente tudo da Juliet e no próximo livro irás conhecer um corvo de nome fiacha, não estou a brincar e descansa que a escritora tem sempre udo muito bem planeado, pode parecer que o enredo vai para um lado mas leva sempre uma bela volta :D

    E não é para divulgar o meu blogue, mas é mesmo por uma questão de orgulho, lê o que ela é enquanto pessoa ;)

    http://leiturasdocorvofiacha.blogspot.pt/2013/01/aqui-partilho-fotos-com-aquela-que-foi.html

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi!=D

      Antes de mais, não me considero propriamente novata em relação a juliet.. Eu sei que ela nunca deixa nada por resolver e que tudo tem o seu lugar!=)
      Em relação a Fiacha eu sei, já mo disseste algumas vezes!=p Já marquei encontro com esse senhor corvo no inicio de Março!=p
      E sim, eu já li esse post no teu blog, aconselho vivamente a quem ainda não o leu!!=D

      Bjinhos!**

      Eliminar
  3. Olá!!
    Não conhecia a autora, mas conheço a sensação que descreves acerca do entusiasmo a ler um livro assim tão rápido como o vento, a desfolhar, a devorar cada paragrafo! por isso, agora vou adicionar mais um livro à minha wishlist!!!!
    Obrigada :D
    Beijinhos e boas leituras**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aiai, minha amiga, esta é das melhores autoras que conheço, com uma mestria em juntar o fantástico e o histórico como eu nunca vi!
      Sim, se queres começar aconselho esta saga primeiro, visto ser a primeira dela.. Contudo, pelo menos até agora, não a considero a melhor..=S

      Bjinhos e boas leituras!**

      Eliminar
  4. Oi sou Brasileira, e amiga virtual do Fiacha, gostei do seu comentário em defesa do Fiacha, e vim saber mais sobre vc, e gostaria de deixar aqui um comentário sobre a Filha da Floresta de JM. Espero q não haja problemas. :P Qq coisa vc apaga meu comentário, certo?

    Bom...gostei muito do livro, estou a ler o filho das sombras, q tem me agradado muito, mas voltando para a Filha da Floresta, adorei a escrita de JM, e me apaixonei pelos personagens, principalmente, Sorcha, Red (q bretão!!!), Finbar e Conor. Sorcha é uma moça muito forte e determinada, q mesmo passando por vários problemas e sofrimento, conseguiu alcançar seu objetivo, e salvou seus irmãos. A escrita de JM é leve, clara e com muito significado, adorei conhecer essa autora e pretendo ler outros livros dela, sem ser da série Sevenwaters.
    Só para q vc saiba, tb tenho um blog, quer dizer, acabei de criar um blog, mas já está aberto à comentários e adesões, quando tiver um tempinho passa lá, é modéstia parte um cantinho muito agradável! :D O link é:link.http://amandatrindadepalavrasaovento.blogspot.com.br/ Se der apareça! E parabéns pelo seu blog, vou começar a seguir!!! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Amanda!=D

      Bem-vinda à blogosfera!^.^
      Obrigada, não gosto de ver pessoas a saltarem daquela forma em cima de uma que não fez as coisas por mal!
      Claro que não há problema, estás à vontade para comentar o que quiseres!=)
      Sim, concordo plenamente, em especial com a parte: "Red (q bretão!!!)"..xD
      Aconselho-te vivamente todas as outras sagas, que pessoalmente gostei mais do que desta, pelo menos para já...=S
      Vou já espreitar o teu cantinho!=D
      Obrigada pela tua atenção!=D

      Bjinhos e boas leituras!**

      Eliminar
  5. Olá Ghost. :)

    Aqui está uma trilogia que nunca li... Sei que estou a perder uma grande escritora. Só tenho ouvido boas críticas, têm-me sugerido a mesma vezes sem conta e tu vens confirmá-lo. Tenho de tentar mesmo adquirir o primeiro volume num futuro próximo. :)

    Beijinhos e boas leituras*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi oi!=)

      Ai, esta é daquelas que tens MESMO que ler!xD Não importa o que lês dela, mas esta escritora é um must dos autores a conhecer!=p

      Se leres no pc ou no tablet ou assim eu arranjo-te..=)

      Bjinhos e boas leituras!**

      Eliminar
  6. Olá amiga
    Queria muito ler algo desta escritora oiço falar e nunca tive coragem para tal. Uma outra escritora que queria ler e tenho em casa Juliet Marillier «As crónicas de Bridei».
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi!=D

      É uma autora que eu recomendo vivamente! As crónicas de Bridei é a última trilogia que ela publicou e eu adorei o segundo e terceiro livro dela. Também gostei do primeiro, mas nos outros dois entra o meu personagem favorito!=p

      Bjinhos e boas leituras!**

      Eliminar