terça-feira, 12 de março de 2013

"Divergente", Veronica Ross

Título: Divergente;

Autor: Veronica Ross;

Colecção: Trilogia Divergente;

Nº de Páginas: 352;

PVP: 13,95€.


Sinopse:

Na Chicago distópica de Beatrice Prior, a sociedade está dividida em cinco fações, cada uma delas destinada a cultivar uma virtude específica: Cândidos (a sinceridade), Abnegados (o altruísmo), Intrépidos (a coragem), Cordiais (a amizade) e Eruditos (a inteligência). Numa cerimónia anual, todos os jovens de 16 anos devem decidir a fação a que irão pertencer para o resto das suas vidas. Para Beatrice, a escolha é entre ficar com a sua família... e ser quem realmente é. A sua decisão irá surpreender todos, inclusive a própria jovem.

Durante o competitivo processo de iniciação que se segue, Beatrice decide mudar o nome para Tris e procura descobrir quem são os seus verdadeiros amigos, ao mesmo tempo que se enamora por um rapaz misterioso, que umas vezes a fascina e outras a enfurece. No entanto, Tris também tem um segredo, que nunca contou a ninguém porque poderia colocar a sua vida em perigo. Quando descobre um conflito que ameaça devastar a aparentemente perfeita sociedade em que vive, percebe que o seu segredo pode ser a chave para salvar aqueles que ama... ou acabar por destruí-la.

Opinião:

Hum, que dizer... A-do-.rei!
Todo o mundo da autora, a forma perspicaz como ela o organizou, a complexidade realista das personagens, a forma como elas encaram os desafios (sou só eu que não me sentiria tão calma se tivesse que saltar de e para um comboio em movimento?), tudo!
Adorei Tris e Quatro e como ambos evoluem e, claro, a revelação não tão surpreendente da verdadeira identidade do último.
Não pude deixar de me perguntar quais seriam os medos que me apareceriam a mim na paisagem dos medos, o que faz com que toda a trama ganhe uma nova perspectiva. Porque este é daqueles livros em que nos imaginamos no lugar das personagens e, por isso mesmo, não tenho qualquer problema em imagina-lo  em filme! Desde que seja um filme MUITO bem feito!
Inclusive todo o cenário político se torna realmente interessante porque, apesar de ser uma espécie de universo paralelo (ou futurista, como lhe quiserem chamar), foi muito bem pensado e estruturado e acaba por revelar como a humanidade é de facto. Aliás, há uma frase do livro que eu adorei, mas que me esqueci de transcrever. Diz qualquer coisa como "os Homens nunca vão conseguir viver em paz por muito tempo porque as más pessoas que existem no meio deles irão sempre tentar destrui-la". Não é exactamente assim, mas se eu depois a encontrar transcrevo-a direntinho! Além disso, vocês percebem o sentido, certo?
Ah, só para deixar a achega, li este livro de uma assentada! Só para terem ideia de como é envolvente!!
E, para terminar, mal posso esperar para ler o segundo. SIM! Esta é uma trilogia........... Fui apanhada na teia, mais uma vez! Tenho realmente de começar a pesquisar os livros que compro a fundo! 

12 comentários:

  1. Olá,

    lol parece que é uma tendência em lermos apenas trilogias e sagas, quando há livros stand-alone que são muito bons :)

    Já tinha lido vários comentários ao livro e estou um pouco dividido, mas deixaste-me curioso, mas nada que não possa esperar e ver se na publicação do 2 ofereçam o 1 (vai sonhando eheheh).

    Sem duvida uma boa frase, há sempre quem tenha prazer em destruir o que há de bom :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  2. Olá!=D

    Puxa, elas perseguem-me, de certeza! E eu bem tento ir aos stand-alone, mas, pelos vistos, não nos damos muito bem...xD

    Ahah, olha, eu gostei muito!=D Bem, não é nenhuma obra-prima da qual se vá falar daqui a 50 anos, mas está bastante bom!

    Infelizmente, penso que é isso que, um dia, vai causar a queda da Humanidade.. Os exemplos que já tivemos desse género de pessoa no poder são evidentes desse fim...

    Bjinhos e boas leituras!**

    ResponderEliminar
  3. Olá Ghost,
    esse livro deve ser mesmo giro. Para (não) variar, não conhecia! Contudo, gostei de ler a tua opinião e a certeza de que a frase é válida e aplica-se nos dias de hoje e, infelizmente, sempre :S
    Gostei da tua opinião :D

    AH!! e a Marcada? Para quando?

    Beijinhos e boas leituras**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!=D

      Sim, o livro está fantástico, eu acho que eras capaz de gostar...=)

      Ahah, a Marcada está para breve, muito breve!=p Pode ser que ainda esta semana!=p

      Bjinhos e boas leituras!**

      Eliminar
    2. Olá Ghost,
      não encontro o selinho! :D
      Ansiosa pela opinião da Marcada :D
      Beijinhos e boas leituras**

      Eliminar
    3. Lol, é o primeiro post da página...xD

      Está para breve, acho que quando começar a ler vou acabar no próprio dia, por isso não estou muito preocupada com o tempo..=p

      Bjinhos e boas leituras!**

      Eliminar
  4. Também adorei este livro. Está muito bem estruturado e conseguido. Espero com expetativas altas o 2º.

    Boas Leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aiai, mal posso esperar!! E a escritora que se apresse a deixar o rascunho do terceiro e a passar para algo definitivo!xD

      Eliminar
  5. Oi Ghost,
    acredita q tenho esse livro e ainda não li? Mas são tantos livros bons q acabo me perdendo, vou me organizar melhor.
    Gostaria de lhe avisar, q há novidades no meu blog, quando der, dá uma passadinha lá, certo?

    bjs e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi!=D

      Acredito, porque a minha lista é igual!xD Mas lê, que vale a pena..=p

      Sim, já lá vou, obrigada por avisares!=)

      Bjinhos e boas leituras!**

      Eliminar
  6. Olá Ghost. :D

    Eu sabia que ias adorar este livro! Tal como aconteceu contigo, também gostei muito da história, penso que é bastante original todos o universo criado e adorei a componente política patente na mesma. Adoro histórias utópicas, que embora sejam em muito diferentes da nossa sociedade, continuam ainda assim a ter muitos dos aspectos da nossa sociedade.

    Gostei bastante da história de amor da obra, que temos a possibilidade de ver florescer e crescer. Penso que as personagens são bastante humanas e concordo contigo, quando afirmas que sentimos os acontecimentos quase como se fizéssemos parte da trama, o que é fantástico e confirma o talento da escritora.

    Estou em pulgas pelo segundo volume! Falar sobre esta obra, ainda me deixou mais desejosa de pegar na continuação. :D

    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!=D

      Bem, nem sei que dizer, a não ser que subscrevo tudo o que disseste!=)

      Ai, a história de amor, eu derreto-me sempre com elas...xD

      Sim, até a parte política é interessante, aqui.. E eu gosto porque é uma coisa que até pode acontecer.. Do género, não é nada muito elaborado, que pensamos ser completamente impossível de acontecer, pelo que dizemos tratar-se de um universo paralelo ou assim..=)

      Bjinhos e boas leituras!**

      Eliminar