sexta-feira, 31 de maio de 2013

"Nunca Me Esqueças", Lesley Pearse

Título: Nunca me Esqueças;

Autor: Lesley Pearse;

Nº de páginas: 432;

PVP: 16,50€.






Sinopse:


Até onde iria por amor?
Num dia…
Com um gesto apenas…
A vida de Mary mudou para sempre.



Naquele que seria o dia mais decisivo da sua vida, Mary - filha de humildes pescadores da Cornualha - traçou o seu destino ao roubar um chapéu. 
O seu castigo: a forca. 
A sua única alternativa: recomeçar a vida no outro lado do mundo. 
Dividida entre o sonho de começar de novo e o terror de não sobreviver a tão dura viagem, Mary ruma à Austrália, à época uma colónia de condenados. O novo continente revela-se um enorme desafio onde tudo é desconhecido… como desconhecida é a assombrosa sensação de encontrar o grande amor da sua vida. Apaixonada, Mary vai bater-se pelos seus sonhos sem reservas ou hesitações. E a sua luta ficará para sempre inscrita na História. 
Inspirada por uma excepcional história verídica, Lesley Pearse - a rainha do romance inglês - apresenta-nos Mary Broad e, com ela, faz-nos embarcar numa montanha-russa de emoções únicas e inesquecíveis.


Opinião:

Adorei. Apesar de ter sido um pouquinho dificil a minha entrada na história, a verdade é que acabei ligada a Mary e aos outros de uma maneira que não queria que o livro acabasse nunca.
Especialmente sabendo que é uma história verídica, toda a narrativa tomou proporções muito diferentes. Lesley Pearce dá-nos a conhecer pessoas que, embora tenham cometido crimes e tenham sido considerados a pior das escórias, não deixavam de ser pessoas, muitas delas até boas, mas que tinham cometido um erro, a maioria das vezes por necessidade
Submetidos às piores das condições os personagens que se cruzam com Mary demonstram uma vontade de viver e de sobreviver espectacular. Contudo, nenhuma comparada à de Mary. Esta última passou por privações e dificuldades que nós, hoje em dia, muito confortáveis nos sofás de nossas casas nem conseguimos imaginar.
E penso que isso é uma das coisas que Pearse tem de muito bom neste livro: liga-nos de tal forma a Mary que quase sentimos os grilhões a morderem-nos a pele, que flectimos os músculos quando ela luta e que choramos as perdas dela quase como se fossem nossas. Esse é um dos aspectos positivos que gostaria de realçar, é um livro extremamente comovente e empático!
Consegui vir a gostar de quase todos os personagens, excepto de Will Bryant. Infelizmente, ainda há pessoas como ele nos nossos dias e, pessoalmente, custa-me imenso tolera-las. Posso compreender, mas não suporto. Aquele género de gabarolas, que fantasia e exagera tudo o que conta e que é egoísta ao ponto de condenar a um futuro que só trouxe morte aos seus dois filhos e muito sofrimento à mulher, porque não sabe controlar a bebida. 
Devo confessar que, tendo uma irmã muito parecida com Charlotte, mesma idade e tudo, chorei bastante quando esta morre. Pensei sinceramente que se ia safar, de modo que irrompi literalmente em lágrimas quando li a sua morte.
Claro que como romântica incurável, mantive a esperança até ao fim de que Mary fosse reencontrar Watkins Tench e que ficassem juntos, mas compreendo que é uma história verídica e que a vida real nem sempre é como nós queremos.
Outro pormenor que quero salientar é que, ao ler a contra capa e ver a expressão "Até onde iria por amor?", pensei de imediato em amor romântico. E devo dizer que esta história me fez ver o quão limitado é o meu pensamento, por vezes. Não se trata (só) disso, mas de um amor incondicional pelo próximo, pelos filhos e pela própria vida, que chama ao de cima o melhor de nós e nos faz lutar com todas as nossas forças. Mesmo quando pensamos que já não nos resta nenhuma. É uma verdadeira lição de vida que recomendo vivamente. É garantido que se vão arrepiar com a leitura e sentir aquele nó na garganta que nos indica que estamos lá, dentro da história. 

2 comentários:

  1. Gostei imenso de ler a tua opinião - menos a parte do spoiler heheh. Percebe-se bem que foi um livro que te marcou :)
    Por acaso, tenho este livro na fila de espera há já algum tempo mas estou a ver que este ano não passo sem o ler!

    Beijinhos e continuação de óptimas leituras**

    ResponderEliminar
  2. Aconselho vivamente! Desculpa lá o spoiler, mas muito cedo no livro dá para o perceber!=)

    Quando o leres quero saber o que achaste!=D

    Bjinhos e boas leituras!**

    ResponderEliminar