quarta-feira, 10 de julho de 2013

"A Rainha Branca", Philippa Gregory





Título original: The White Queen;

Nº de Páginas: 448;

Colecção: A Guerra dos Primos - Vol. I;

Editora: Civilização Editora;

PVP: 18,90€.







Sinopse:

A história do primeiro volume de uma nova trilogia notável desenrola-se em plena Guerra das Rosas, agitada por tumultos e intrigas. A Rainha Branca é a história de uma plebeia que ascende à realeza servindo-se da sua beleza, uma mulher que revela estar à altura das exigências da sua posição social e que luta tenazmente pelo sucesso da sua família, uma mulher cujos dois filhos estarão no centro de um mistério que há séculos intriga os historiadores: o desaparecimento dos dois príncipes, filhos de Eduardo IV, na Torre.


Opinião:

Adorei! 

É o segundo volume que leio e não fiquei absolutamente nada desapontada. Acho impressionante a forma como a autora consegue transpor-nos tão facilmente para aquela época, contar-nos a vida de uma mulher que teve impacto na vida de tantas outras pessoas e nós conseguirmos ver todos os pormenores como se estivéssemos lá sentados também, num banquinho à beira da lareira.

Tive a sensação de que este volume tem muitos mais acontecimentos que o anterior. Talvez por a vida desta Woodville ter sido mais preenchida a nível de acontecimentos (por ter chegado à corte e ao trono mais jovem) do a da mãe

Gostei muito de Isabel.. É uma mulher determinada e sensível, que amou o marido com todo o coração e os filhos mais do que à própria vida. O seu sofrimento para com as perdas que sofreu é comovente e os pêlos dos meus braços até se levantaram com algumas delas.

Aconselho vivamente estes livros.

A componente mágica e ficcional não sufoca a parte factual, antes pelo contrário. Para alguém como eu, que gosta de livros históricos, mas não de listas de factos, que é o que acontece muitas vezes com literatura histórica, estes livros de Gregory têm a medida certa e o balanço ideal entre factos e ficção. 

E as notas da autora são deliciosas, consegue-se perceber o gosto que a autora teve a escrever a história.

6 comentários:

  1. Ois,

    Penso que já tinha comentado, ainda não li nada da escritora, mas devo andar a passar ao lado de bons livros, mas pronto penso ir ainda a tempo :D

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, senhor! E para alguém que gosta de um bom romance histórico como tu, estás a perder livros BASTANTE bons!=D

      Bjinhos!*

      Eliminar
  2. Ainda bem que gostaste! *-*
    É, de facto, um livro muito bom e bastante ruço em detalhes históricos! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei! Agora estou à espera que me emprestem o próximo!=p

      Eliminar
    2. *"rico em detalhes", era o que queria dizer, sorry... Esta escrita "inteligente"... -.-
      Espero que gostes do próximo também! ;D

      Eliminar
    3. Eheh, quinta feira não falha!=D

      E parece que está para sair um novo livro dela sobre a filha de Isabel Woodville e o rei Eduardo..=DD

      Eliminar