quarta-feira, 24 de julho de 2013

Sala de Cinema em Casa... #1

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain


Título Original: Le Fabuleux Destin d´Amélie Poulain;

Realizador: Jean-Pierre Jeunet;

Elenco:
 Audrey Tautou
Mathieu Kassovitz
Rufus
Lorella Cravotta
Serge Merlin
James Debbouze


Duração: 122 min.;

Ano: 2001;

Género: Comédia Romântica;



Sinopse:


O filme conta a história de Amélie, uma menina que cresceu isolada das outras crianças porque o pai achava que Amélie possuía uma anomalia no coração, já que este batia muito rápido durante os exames mensais que o pai fazia lhe fazia. Na verdade, Amélie ficava nervosa com este raro contacto físico com o pai. Por isso, e somente por isso, o seu coração batia mais rápido que o normal. Seus pais, então, privaram Amélie de frequentar a escola e ter contacto com outras crianças. A mãe, que era professora, foi quem a ensinou até falecer. A sua infância e a morte prematura da mãe influenciaram fortemente o desenvolvimento de Amélie e a forma como ela se relacionou com as pessoas e com o mundo depois de adulta.


Após atingir a maioridade, mudou-se dos subúrbios para o bairro parisiense de Montmartre, onde começou a trabalhar como empregada de café. Certo dia, encontra no quarto de banho do seu apartamento uma caixinha com brinquedos e figurinhas pertencentes ao antigo morador do apartamento. Decide procurá-lo e entregar os pertences ao dono, Dominique, anonimamente. Ao ver que ele chora de alegria ao reaver a caixinha, ela fica impressionada e modifica a sua visão do mundo.


A partir de então, Amélie dedica-se à realização de pequenos gestos a fim de ajudar e tornar mais felizes as pessoas ao seu redor. Ela ganha aí um novo sentido para a sua existência. Numa destas pequenas grandes acções, ela encontra um homem. E então, o seu destino muda para sempre.


Opinião:



Gostei muito deste filme! 

A primeira vez que o vi foi nas aulas de francês e lembro-me de que, apesar de ter gostado, não era o tipo de filme que gostava na altura.
Devo dizer que mudei muito de opinião!

Este é um filme levezinho, que aborda questões importantíssimas, em que uma simples rapariga


que vê o mundo de uma forma completamente diferente dos outros, se apaixona sem que nada o fizesse prever.


Muito bem disposto, facilmente queremos saber mais sobre cada uma das personagens apresentadas, especialmente depois dos pormenores que nos são dados sobre muitos deles!

Este último apontamento é u
m dos aspectos positivos, a meu ver, do filme. Em algumas das personagens é-nos mostrado aquilo que gostam e o que não gostam. Um segundo ponto, é a nível fotográfico. As fotografias de todo o filme estão muito bem conseguidas, especialmente no que se refere à luz das mesmas e dos jogos de luz e sombra e na sobreposição de cores fortes que lutam muitas vezes para captar a nossa atenção (nomeadamente os verdes e os vermelhos). Notei isto especialmente nos "flashbacks" da infância de Amélie.

O seu sentido de justiça é outro dos pontos que torna o filme delicioso! Aliás, é através desse sentido super apurado de justiça que vai proporcionar-lhe conhecer Nicco e que nos vai proporcionar a nós, telespectadores, muitos momentos divertidos!!

5 comentários:

  1. Também adorei o filme. Parece simples mas é lindo e inspirador. Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo! Não é daqueles filmes que nos dá um nó no cérebro, mas transmite-nos uma boa disposição deliciosa!=D

      Eliminar
  2. Olá amiga,
    Vi este filme e adorei, apesar de não ser o meu estilo de filme, recordo que gostei muito.
    Bons filme e maravilhosas leituras;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, amiga!=D

      Pois, eu a primeira vez que vi também achava que não ia gostar, até porque nunca tinha visto filmes que não fossem em inglês! Mas adorei!=p

      Bjinhos e boas leituras!**

      Eliminar
  3. ADORO este filme!
    Lindo! Lindo!
    Sem dúvida dos meus favoritos :)

    ResponderEliminar