sábado, 28 de abril de 2012

"O sorriso das estrelas", Nicholas Sparks


Título: O sorriso das estrelas;
Autor: Nicholas Sparks;
Nº de páginas: 176;
Preço: 20€.













Resumo:

 A protagonista, Adrienne Willis, é uma mulher perto dos sessenta anos e mãe, divorciada, de três adolescentes. A tragédia abate-se sobre eles quando a filha de Adrienne perde o marido devido a um cancro e na sua depressão começa a negligenciar os seus dois filhos. Agora, Adrienne chega à conclusão de que está na altura de confidenciar à sua filha um segredo seu que está escondido há mais de 14 anos. Sendo assim, um dia, durante um chá, Adrienne narrou a história do homem que lhe fez recuperar a esperança e a coragem de viver que ela pensava ter perdido para sempre, o homem que lhe mostrou o verdadeiro significado do amor e que se tornou no seu anjo da guarda para sempre, um homem chamado Paul Flanner. Três anos depois do seu marido a ter trocado por uma mulher mais nova, Adrienne trabalhou como bibliotecária em part-time, para sobreviver e cuidar do seu pai doente, que exigia assistência médica 24 horas por dia. Então, quando questionada por uma amiga, para ficar à frente de uma estalagem em Rodanthe por um fim-de-semana, Adrienne aceitou prontamente, esperando alcançar a paz e o relaxamento que ela tanto desejava. Mal ela sabia que um encontro crucial com um completo estranho a esperava. Uma terrível tempestade estava prevista para o dia em que o Dr. Paul Flanner chegou a Rodanthe, para visitar o marido de uma das suas pacientes falecidas. A par de um divórcio complicado e esperando fazer as pazes com o seu distante filho, Paul, assim como Adrienne, também estava a tentar curar o seu coração partido. Este hóspede, Paul, apesar de ser bonito e inteligente, era um homem cheio de problemas e dúvidas. Quando se viram pela primeira vez, não puderam esconder a enorme atracção que sentiram um pelo outro e com o passar do tempo acabaram mesmo por se envolver. Por isso, não foi novidade nenhuma que estas duas almas perdidas procurassem consolação (e amor) uma na outra. Enquanto os dois lutavam para que os seus sentimentos se mantivessem sem serem notados, o ambiente da pequena cidade adormecida, o calor e o acolhimento da estalagem e a intensidade das suas emoções levou a que acabassem nos braços um do outro, alterando assim a vida um do outro para sempre. Mas, apesar do desabrochar do amor deles, nem Paul nem Adrienne podiam esquecer as suas responsabilidades perante os seus filhos e foram levados a fazer uma jura de amor de que iriam ficar juntos, um dia. E durante a sua separação, eles mantiveram esta promessa viva, mas Paul parte para o Equador na esperança de passar mais tempo com o filho, porque dava mais valor à sua carreira de médico do que à família. Após ter conseguido resolver todos os problemas familiares tem um acidente mortal ao salvar o filho, e este acto altruísta separou Adrienne e Paul para sempre.
Adrienne sabe da notícia através do filho de Paul, que lhe entrega pessoalmente as cartas que esta tinha escrito para Paul enquanto este estava no Equador. O Sorriso das Estrelas não é apenas uma história de amor, mas sim sobre morrer por aquele que amamos e perdoar aquele que morre por nós. É sobre o amor que sobrevive à morte por toda a eternidade.

Opinião:

É incrível a força com que Adrienne enfrenta a vida e é incrível como Nicholas Sparks domina na perfeição este tipo de narrativa que nos faz suspirar e nos deixa, apesar de tudo, com um sorriso nos lábios. Esta é uma história inspiradora sobre o amor que não tem idade, lugar ou tempo e que, quando é verdadeiro, sobrevive a tudo. 
Adorei esta história, embora estivesse um bocadinho reticente em ler mais uma obra deste autor, uma vez que tenho ideia de que as suas narrativas, apesar de me comoverem sempre, rodam sempre em volta do mesmo. Porém, este livro lembrou-me o ditado "Não julgues um livro pela capa". Achei-o surpreendente, em especial o fim.
Os personagens são verdadeiramente inspiradores e fazem-nos pensar na importância, por vezes exagerada, que damos ao passado. Devemos enfrenta-lo, inspirar fundo e seguir em frente, com fé e esperança.
É uma leitura leve, agradável e deliciosamente romântica que nos faz sonhar e nos derrete o coração.

7 comentários:

  1. gostei mais do livro do que do filme, apesar de ter gostado do filme, aconselho a leitura do fabuloso: as palavras que nunca te direi.
    boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gostei mais do livro, o filme deixa muito a desejar. Não me encheu as medidas, de todo, enquanto que adorei o livro! Mas isso costuma acontecer quando lemos o livro e depois vemos o filme, até porque este último não é lá muito fiel à história...
      Já li e também adorei!! E desse também gostei bastante do filme, mas tem o mesmo problema..=p

      Bjinhos e boas leituras!**

      Eliminar
  2. Olá,
    ainda não tive oportunidade de ler este livro, contudo está na minha lista!
    Já leste o livro Laços que Perduram? Esse é maravilhoso, mesmo ao estilo Nicholas Sparks.
    Beijinhos e boas leituras*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!=)

      Aconselho vivamente para quem seja fã de Nicholas Sparks. Sim, já li esse e concordo, é o autor puro e duro!xD Eu gosto de Nicholas Sparks, a minha irmã tem a colecção toda dele, mas não consigo ler muitos livros dele num curto espaço de tempo, porque encontro sempre imensas semelhanças entre eles...

      Bjinhos e boas leituras!**

      Eliminar
    2. Se a memória não me falha Laços que perduram foi o primeiro que li, só depois é que li As palavras que nunca te direi. Recordo que gostei muito.

      Eliminar
  3. Adoro Nicholas Sparks,mesmo!
    Com estilo muito próprio, eles traz-nos histórias de encantar!
    Gostei muito do teu blog.
    Parabéns!
    http://palavrassoltas-carol.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!=)

      Sim, tem um estilo muito próprio, isso tem!=)
      Ainda bem que gostaste, fico feliz e obrigada!

      Bjinhos e boas leituras!**

      Eliminar