segunda-feira, 21 de maio de 2012

A Saga da Herança - O Autor



Christopher Paolini nasceu no dia 17 de Novembro de 1983 em Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos. Exceptuando alguns anos em Achorage, Alasca, passou a vida inteira na região de Paradise Valley, no estado norte-americano de Montana, onde ainda reside. Vive com os pais e a irmã mais nova, Angela, numa rústica casa nas margens do rio Yellowstone, cenário que Paolini descreve como uma das suas principais fontes de inspiração.

A história de Eragon, começou com os sonhos de um adolescente. Queria experimentar uma história que incluía todas as coisas que ele gostava de outros romances fantásticos. O projeto começou como um hobby, sendo que nunca tencionara que fosse publicado. Demorou um mês a planificar a trilogia inteira, após a qual se sentou no sofá e começou a escrever num bloco de notas. Quando enriqueceu seis páginas, ganhou confiança suficiente para transferir as palavras para o computador Macintosh, onde a maior parte de Eragon foi escrita (algumas partes ficavam melhor se fossem escritas manualmente). Todas as personagens da obra saíram da cabeça de Paolini, excepto Angela, baseada na sua irmã.
Demorou-lhe um ano para acabar o primeiro rascunho de Eragon. Quando Christopher leu o rascunho, viu o quão pobre o mesmo se encontrava. A história estava lá, contudo, demorou mais um ano para rever o livro e o dar aos pais para o lerem. Estes últimos ficaram encantados e decidiram ajudá-lo, publicando-o na editora da família. Um terceiro ano foi passado com novas edições, desenhado a capa e criando materiais de marketing. Durante este tempo, Christopher desenhou o mapa para Eragon, assim como o conhecido olho de dragão que aparece na edição normal, vendida nas livrarias. Finalmente, o livro foi lançado.
A família Paolini passou o ano seguinte a promover o livro, começando com as apresentações na livraria local e na escola secundária, passando às viagens pelos EUA.  Ao todo, Paolini fez mais de 135 apresentações em livrarias entre 2002 e 2003 e fez a maioria vestido com uma roupa medieval com uma camisola vermelha, calças de ganga pretas, botas e uma capa negra.
Em Julho de 2002, o autor Carl Hiaasen, cujo enteado leu um exemplar do livro auto-publicado enquanto passava férias em Montana, levou-o ao conhecimento do seu editor, Alfred A. Knopf, que faz parte da Random House. Michelle Frey, editor executivo da Knopf Books for Young Readers (um selo da editora Random House), contactou Christopher e a família para perguntar se eles estariam interessados em ter Knopf como editor de Eragon. A resposta foi sim ,e depois de outra rodada de edição, Knopf publicou Eragon, em Agosto de 2003. Para o desenho da edição de Knopf de Eragon, chamaram John Jude Palencar, assim como para as capas de EldestBrisingr e Inheritance.
Com o fim da série, Christopher revelou que planeia tirar um longo período de férias, enquanto pondera qual das muitas histórias e ideias irá escolher para fazer a próxima saga — muito provavelmente uma série que conte em detalhes a época da origem dos Cavaleiro de Dragões, bem como sua aniquilação, em que o protagonista seria Brom na sua juventude, mostrando histórias anteriores a do Ciclo da Herança. Outra possibilidade analisada pelo autor é a de fazer uma espécie de continuação da série, que contasse o que aconteceu a Alagaësia e a todo o  universo da série depois de Ciclo da Herança, com novos personagens e enredos. Entretanto, ainda há a possibilidade do autor iniciar uma outra saga de fantasia e ficção, sem qualquer ligação com a do Ciclo da Herança.
Christopher foi educado pelos pais. Escrevia, frequentemente, pequenas histórias e poemas, fazendo visitas à biblioteca e lendo muito. Entre as inspirações literárias de Paolini figuram as obras de J.R.R. Tolkien, E.R. Eddison e o poema épico Beowulf. Cinco dos seus livros favoritos são: os exemplares da trilogia His Dark Materials de Philip Pullman; Duna por Frank Herbert; e Anna Karenina de Leon Tolstói.
O escritor ainda disse que as montanhas e florestas de Paradise Valley são "uma das principais fontes de inspiração" para ele.
Christopher cresceu a ouvir muita variedade musical, mas a clássica atiçou a sua imaginação e ajudou-o a escrever. Ouvia muitas vezes Mahler, Beethoven e Wagner enquanto escrevia Eragon. A batalha final de Eragon foi escrita a ouvir Carmina Burana, por Carl Orff

2 comentários:

  1. Estou super, mega chateada comigo...acreditas que li com todo entusiasmo o primeiro livro até mais ou menos meio, depois teve uma parte um pouco aborrecida e parei. Depois nunca mais lhe peguei e acabei por dar a saga toda daaaaaaaaaaaaaaaa, sou mesmo isso que estás a pensar. O quanto me arrependo. Ainda para mais são super caros.
    Mas ainda vou ler esta saga;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, comecei por ler o teu post mal e pensei que estavas chateada comigo!xD
      Oh, isso é que não! Caros é dizer pouco, o último então abusa.. Pelo menos para a minha bolsa!=p
      É pena, porque, apesar das partes mais paradas, a história é muito gira e um universo fantástico!=)
      Pede a quem deste que tos empreste, quando quiseres ler!xD

      Bjinhos!**

      Eliminar