sexta-feira, 8 de março de 2013

"A Filha da Profecia", Juliet Marillier

Título: A Filha da Profecia;

Autor: Juliet Marillier;

Colecção: Trilogia Sevenwaters - Livro III;

Nº de Páginas: 480;

PVP: 18,95€.


Sinopse:

Fainne foi criada numa enseada isolada da costa de Kerry, com uma infância dominada pela solidão. Mas o pai, filho exilado de Sevenwaters, ensina-lhe tudo o que sabe sobre artes mágicas. Esta existência pacífica é ameaçada pelo surgimento da avó da rapariga, a terrível lady Oonagh, que se impõe na vida na neta. Com a perversidade que a caracteriza, a feiticeira informa Fainne do legado que traz dentro de si: o sangue de uma linhagem maldita de feiticeiros, incutindo na jovem um sentimento de ódio profundo e, ao mesmo tempo, incumbindo-a de uma tarefa que a deixará aterrorizada. Enviada para Sevenwaters com o objectivo de destruí-la, Fainne irá usar todos os seus poderes mágicos para impedir o cumprimento de uma profecia.

Opinião:


E pronto, termina aqui a minha jornada pelo fantástico universo de Sevenwaters (para já, pelo menos!). Tenho a dizer que, apesar de não modificar a minha preferência, percebo perfeitamente porque é que algumas pessoas consideram esta trilogia a sua favorita de Juliet Marillier.
Foi fantástico mergulhar naquela floresta mágica e acompanhar esta família ao longo de várias gerações, com muito amor e provações à mistura.
Neste livro, em específico, adorei todas as personagens e o meu coração chorou por Niamh e, especialmente, por Ciarán, apesar de que o que aconteceu ser previsível,
Não tão previsível, pelo menos para mim, que estava tão enredada na história que nem dei atenção às palavras da profecia, foi a marca do corvo. Sim, mesmo com o título do livro, eu só atingi quando Fainne o fez, também.
Fainne, propriamente dita, é uma personagem deliciosa, completamente dividida entre quem é e quem querem que ela seja. Contudo, é um pouco irritante aqueles pensamentos deprimentes constantes. Mas é compreensível e faz parte da personagem, tornando o fim ainda mais fantástico!
Não, não vou dizer que é um final muito surpreendente, que me deixou de queixo caído. Na verdade, é um final bem previsível, sem nada que não fosse capaz de adivinhar de antemão. Mas, e isto é muito importante, quem é que não gosta de finais felizes?? E Juliet nunca me deixou ficar mal em relação a eles! Posso dizer que adoro os finais que ela dá aos livros, fico sempre super contente e com uma sensação de preenchimento delicioso!
Não há muito mais que possa afirmar, excepto que quem ainda não se aventurou num dos mundos de Juliet está a perder uma verdadeira obra-prima e que quem o fez, sabe do que estou a falar.
Não consigo atribuir  um livro favorito esta trilogia. Gostei bastante do segundo, mas fiquei com a sensação de que o livro é uma espera contínua, que culmina num final feliz, sim, mas que Liadan não faz mais senão esperar. Este, é espantoso, mas a auto-comiseração de Fainne quase me levou à loucura. Por vezes tive vontade de lhe dar um valente abanão para a fazer abrir os olhos!
Eheh, mas aconselho vivamente este fenomenal universo em que nada é deixado ao acaso e tudo termina em bem (para meu júbilo pessoal)!
Mais uma vez, Juliet Marillier a marcar pontos numa área em que já provou há muito que é uma autêntica deusa!

6 comentários:

  1. Olá Ghost,

    Antes demais, parabéns, contes muitos, e tenhas um dia feliz :)

    Por acaso este livro está tudo dito no seu título, para mim um enorme spoiler, mas ainda bem que não dei por ela.

    Não me canso de elogiar os livros desta escritora e agora percebes porque gosto tanto do Fiacha :D....pode não ser MUITO importante mas tem o seu papel no meio disto tudo eheheheh

    É complicado escolher o seu melhor livro, melhor saga, etc, fiz imensas pull (perguntas no FB) para ver quem ganhava, se me recordo masculina Faolan e Feminina Sorcha (fiquei algo admirado mas não deixa de ser justo)

    Ainda bem que gostaste e pelo comentário o teu, aqui está a melhor maneira de divulgar esta escritora ;)

    Quanto á continuação, perde um pouco a magia, mas não deixa de ser Juliet = Muito bom :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!=D

      Ahah, obrigada!=D

      Olha, eu às vezes sou tão lerda, que comecei o livro plenamente consciente de que era ela, mas à medida que fui lendo nunca mais me lembrei..xD

      Oh, Fiacha é a chave de tudo!! Ainda pensei que fosse ser uma espécie de mensageiro ou assim, mas ele é a chave dos três livros!=p

      Concordo com o Faolan, já com a Sorcha... Não gostei assim TANTO dela...xD

      Pois, disseram-me que não era bem a mesma coisa, mas eu quero ler na mesma, porque adorei Sibeal!xD

      Bjinhos e boas leituras!**

      Eliminar
    2. Ois,

      Confesso que estava tão convencido ser o Filho das Sombras que nem me passou pela cabeça, mas se fosse hoje duvido que um pormenor desses me passa-se ao lado :D

      Não exageres, teve o seu papel, mas é um personagem secundário, pronto mas é um corvo fize :P

      É muito dificil, eu adoro o Somerled, por tudo o que representa, pela complexidade e pelas transformações que sofreu, é mais fácil gostar de Faolan.

      Das femininas gosto imenso de quase todas, mas ainda assim há nas crónicas de Bridei personagens muito boas, como a Ferada, Fola, Ana, Tuala (até gosto :P) e claro a Ellis....deduzo que já estejas a ver qual o meu casal favorito *assobio*

      Fazes bem, são bons livros, pelo menos o Herdeiro de Sevenwaters, pois o seguinte ainda não li *rolar olhos*

      Bjs e diverte-te com o Filho de Thor eheheh

      Eliminar
  2. Olá|=D

    Não estou a exagerar, no fundo, ele é a chave de tudo.. Não é?

    Não estou a ver, qual é o teu casal favorito??xD

    De personagens femininas excelentes, Juliet não tem falta, isso é certo!xD

    Já o comecei a ler e a matar saudades!=p

    Olha, mais uma ideia para uma leitura conjunta, "A Vidente de Sevenwaters"..xDD

    Bjinhos e boas leituras!**

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Muito sinceramente, adorei a trilogia mas já não me lembro de pormenores nenhuns!
    Enfim...de qualquer das maneiras ainda bem que te mandei o primeiro volume e que começaste a ler a trilogia!!! Fico mesmo feliz que tenhas gostado.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!=D

      Pois, também me acontece, lembro-me que amei aquele determinado livro, mas pormenores, puff!=p
      Sim, muito obrigada, mesmo!!=D
      Adorei-a, aliás, como acho que não poderia deixar de ser com Juliet!=)

      Bjinhos e boas leituras!**

      Eliminar